Aos 21 anos e com apenas 1,70m, o jovem Darlan é mais um da "fábrica de volantes" do Grêmio em busca de espaço. Já fixado no elenco profissional, ele quer se afirmar para ter mais oportunidades no segundo semestre e mostra que escolheu bem as suas referências.
50[/bn]
"Tiramos aprendizado, tem o Maicon, tem o Matheusinho que é um cara que próximo da minha idade, é uma referência que procuro muito aprender. Até o Jean Pyerre, que temos um convívio muito longo, procuro aprender bastante com ele. E caras que tiveram ascensão no clube, tem o Arthur, que recentemente saiu", comentou em entrevista ao Globoesporte.com.
Fora do Brasil, o volante cita Xavi, que fez uma linda e longa história no Barcelona, como um jogador a ser seguido:
"No futebol internacional, acompanhei bastante o Xavi, era um jogador que sempre gostei do futebol por ser diferente. É um cara que em questão de Europa, um cara que é uma referência para mim", acrescentou.
5
Cria da base, Darlan surgiu com destaque em 2019 ao fazer uma grande estreia na vitória por 3×0 sobre o São José, na Arena, pelo Gauchão. Por uma vaga no time, ele concorre com Maicon, Matheus Henrique, Michel, Rômulo, Thaciano e Montoya.












