O grupo gremista que voltou aos trabalhos nesta semana está recheado com 31 jogadores, mas nem todos irão terminar a temporada sendo comandados pelo técnico Renato Portaluppi.
Com a política de utilização das categorias de base no plantel principal, a comissão técnica abre o ano de 2019 com 10 atletas formados pelo clube. Apesar de numericamente ser considerado ideal, o departamento de futebol está trabalhando para apresentar novidades ao torcedor.
Alguns dos jogadores que estão iniciando o período de pré-temporada no CT Luiz Carvalho possuem ainda futuro indefinido. Um caso claro disso é Marinho, que por conta dos acontecimentos durante o período de férias tornou-se um atleta negociável no entendimento da direção.
O meia armador Lincoln é outro que não possui garantias de permanência. Aos 20 anos, ainda não conseguiu se afirmar no time profissional. Voltando de empréstimo do América Mineiro, a antiga promessa da base será avaliada pela comissão técnica.
Gabriel Blos, zagueiro que se recupera de lesão desde a temporada de 2013, segue sem condições de jogo. É considerado parte do grupo, aparece na lista de jogadores disponíveis ao técnico Renato, porém, na prática, não está nos planos por conta da sua condição física. O defensor tem contrato por encerrar com o Grêmio em dezembro de 2019, entretanto existe a opção de ampliá-lo ainda por conta da sua recuperação. Caso queira aposentar-se, comenta-se nos bastidores a possibilidade de assumir um cargo dentro do clube.
Confira a lista de jogadores participantes da pré-temporada do Grêmio:
Goleiros: Paulo Victor, Júlio César, Brenno.
Zagueiros: Geromel, Kannemann, Paulo Miranda, Rafael Thyere, Marcelo Oliveira, Gabriel Blos.
Laterais: Léo Moura, Leonardo, Madson, Cortez, Juninho Capixaba Capixaba.
Volantes: Michel, Maicon, Matheus Henrique, Kaio, Rômulo.
Meias: Luan, Thaciano, Jean Pyerre, Lincoln, Thony.
Atacantes: Everton, Alisson, Pepê, Marinho, Vico, Jael, André.
Total: 31 atletas











