Ir para o conteúdo principal

The Guardian se encanta com o Grêmio: ‘Forma os jogadores mais brilhantes do Brasil’

Um dos mais renomados jornais britânicos, o The Guardian, se mostrou encantado com o que viu do Grêmio. Durante algumas semanas, jornalistas do veículo acompanharam a rotina do clube e dos dirigentes para entender melhor o processo de formação de atletas.

O resultado foi uma matéria cujo título já diz muita coisa: “Dentro da academia do Grêmio, casa dos jovens jogadores de futebol mais brilhantes do Brasil”. Na capa, fotos de Ronaldinho Gaúcho, Jean Pyerre e Everton.

A reportagem traz uma entrevista com Francesco Barletta, coordenador das categorias de base do clube, que deixa bem claro o foco principal do trabalho com os mais jovens:

“Esse é o nosso maior troféu. Não jogamos para vencer, jogamos para desenvolver. Quando os jogadores chegam a esse nível, é uma fonte de alegria para nós”, salienta.

Já Wagner Gonçalves, diretor-técnico das divisões de base, revela uma “preocupação social” com os garotos:

“Às vezes eles não revelam as realidades para nós, então vamos para suas casas. Há meninos envergonhados por não terem sido criados por suas mães ou não terem uma educação tradicional, mas eu digo a eles para não se preocuparem. Sua família é a pessoa que cuida de você, pressiona você a fazer o melhor e quer o melhor. Aquela pessoa que coloca você no mundo, se não quer estar perto, é a perda deles. Eu uso meus lados maternos e profissionais juntos e funcionou muito bem”.

Vendas recentes que geraram muito lucro ao Grêmio como Walace, Jailson, Arthur, Pedro Rocha e Tetê – além da expectativa por negociação de Everton – também são citadas como exemplo positivo de gestão de clube.

Voltar para o topo