Ir para o conteúdo principal

“Nas cordas”, Grêmio terá longo período de recuperação até decisão contra o Huachipato

A sequência de jogos das últimas semanas levou o técnico Renato Portaluppi a soltar uma frase de impacto após a derrota para o Bahia, no último dia 27 de abril, pelo Campeonato Brasileiro: “O Grêmio está nas cordas”. Com jogos espaçados entre três e quatro dias, o tricolor tem enfrentado dificuldades em treinar e descansar adequadamente entre uma partida e outra.

Veja também: Grêmio adia evento de lançamento da nova camisa e homenagens a ex-jogadores

O ritmo intenso tem levado a equipe a sofrer com viagens longas, climas variados, sono desregulado e até colchões diferentes. Esses fatores juntos têm afetado o desempenho do time, forçando trocas frequentes na escalação, comprometendo o entrosamento e aumentando o risco de lesões.

O Grêmio está nas cordas. Tenho que trocar jogadores toda hora por causa disso, mas aí não tem o entrosamento necessário, tem cinco substituições, não pode mudar onze jogadores, pois tem que manter um entrosamento. O desgaste é grande. Daqui a pouco podemos perder mais jogadores por lesão. Me dá muita pena ver os jogadores. Estão muito bem fisicamente, mas o desgaste é muito grande”, lamentou Renato após a derrota para o Bahia.

Agora, com o adiamento do jogo contra o Criciúma, antes marcado para domingo, dia 5, o Grêmio terá um período de descanso prolongado antes do jogo contra o Huachipato, na próxima terça-feira, dia 7. Entre o jogo contra o Operário, pela Copa do Brasil, em 30 de abril, e o duelo contra a equipe chilena, no dia 7, às 19h, serão pouco mais de seis dias e 21 horas sem uma partida oficial, tempo fundamental para recuperar os jogadores, treinar e chegar descansado para a partida decisiva.

Renato pelo Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio

Agenda de jogos do Grêmio no mês de maio:

Com o duelo contra o Criciúma adiado, o Grêmio faz sua estreia no mês de maio no dia 7, contra o Huachipato, no Chile. Depois, o tricolor retorna ao Brasil e encara o Atlético-MG no dia 11 de maio, às 21h, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Em seguida, volta a Porto Alegre para mais um compromisso pela Copa Libertadores, onde encara o Estudiantes, em 15 de maio, às 19h, na Arena. Depois, o tricolor volta a campo pelo Brasileirão para enfrentar o Bragantino, em 19 de maio, às 18h30, na Arena.

Veja também: Grêmio disponibiliza pontos de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS; veja o que doar

O próximo compromisso do Grêmio após é o Operário, na Arena, em 22 de maio, às 19h30, para o jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com data e horário ainda por confirmar, mas possivelmente no dia 26, o Grêmio viaja ao Rio de Janeiro para pegar o Flamengo.

Depois, o Grêmio fecha o mês de maio jogando na Arena, em 29 de maio, às 19h, para encarar o The Strongest.

Voltar para o topo