Ir para o conteúdo principal

Em nota, Grêmio avisa que vai ao STJD e cobrará explicações da CBF por suposta interferência externa

A suposta interferência de Jailson Macedo de Freitas na arbitragem de Bahia x Grêmio no último sábado (27), pelo Campeonato Brasileiro, deve ser investigada. Pelo menos este é o entendimento da equipe gaúcha em nota oficial emitida nesta segunda-feira (29).

Veja também: Associação dos Árbitros pedirá o banimento de Jailson Macedo de Freitas, acusado de interferência na arbitragem de Grêmio x Bahia

De acordo com a nota emitida, o Grêmio vai usar como base o artigo 74 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva para ingressar com uma “notícia de infração disciplinar desportiva” (NIDD) no STJD.

A reclamação da diretoria gremista é que Jailson Macedo de Freitas, ex-árbitro e atualmente Diretor de Arbitragem da Federação Baiana, teria sido peça determinante para a expulsão de Diego Costa, mesmo sem estar escalado para a partida de forma oficial.

No site da CBF, a mudança de função de Jailson Macedo de Freitas minutos após o término da partida também deve ser investigada. Antes do jogo, o ex-árbitro estava credenciado como assessor e, depois da partida, sua função foi alterada para delegado local.

Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Renato Portaluppi se mostrou irritado com a presença de Jailson que, segundo ele, foi peça fundamental para a expulsão de Diego Costa, comunicando uma possível ofensa do camisa 19 gremista ao quarto árbitro da partida.

Veja também: Rafael Cabral ganha moral após boa atuação em derrota do Grêmio: “Notícia boa”

“O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele [Jailson] que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada”, garantiu Renato em entrevista coletiva.

Confira a nota oficial do Grêmio sobre Jailson Macedo de Freitas

O Grêmio acompanha com atenção os desdobramentos de sábado, que apontaram uma interferência externa na equipe de arbitragem do jogo contra o Bahia e culminaram com a expulsão do atleta Diego Costa.

Informa ainda que, com base no artigo 74 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, vai ingressar com uma “notícia de infração disciplinar desportiva” (NIDD) no STJD, para que os fatos sejam devidamente apurados pela procuradoria do órgão e, após a investigação, as medidas cabíveis sejam tomadas.

Voltar para o topo