Ir para o conteúdo principal

Renato apoia ampliação das substituições aprovada pela Fifa: “Espero que fique”

Por conta da pandemia de coronavírus, a Fifa, junto com o Conselho Internacional da Associação de Futebol Americano (IFAB), adotou uma alteração em uma das regras do futebol até o final de 2020. Segundo a nova determinação, as equipes poderão realizar até cinco alterações na equipe, ao invés das três tradicionais.

A medida foi recebida positivamente. O intuito do órgão máximo do futebol mundial é amenizar o impacto técnico causado pela parada dos calendários esportivos. O entendimento é que o congelamento dos jogos trará uma diminuição da capacidade física dos atletas, motivo pelo qual os números das substituições serão aumentadas.

No Brasil, a medida será adotada assim que houver a possibilidade da retomada dos jogos. Em nota enviada a Rádio Gre-Nal, o técnico Renato Portaluppi elogiou a alteração da regra e fez votos de manutenção após a pandemia.

“Acho muito boa e importante essa mudança. E espero que ela fique. Muitas vezes, o treinador fica amarrado na beira do campo, sem ter o que fazer, por conta do limite de mudanças. Agora já melhora bastante em todos os aspectos”, afirmou.

Renato cumpre quarentena no Rio de Janeiro. O treinador faz parte do grupo de risco por conta dos procedimentos cirúrgicos que realizou no coração nos últimos anos e, por isso, não retornou para Porto Alegre para comandar os trabalhos.

Voltar para o topo