Ir para o conteúdo principal

Libertadores não terá mais gol qualificado fora de casa, anuncia Conmebol

Gols marcados fora de casa na Libertadores e Sul-Americana deixarão de ser critério de desempate.

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

A Conmebol deu fim à regra do gol qualificado fora de casa na Libertadores e Sul-Americana, com a medida passando a valer a partir de 2022. A novidade foi anunciada pela entidade na tarde desta quinta-feira através das redes sociais.

O gol qualificado do visitante foi implementado na Libertadores em 2005, e em 2008 passou a valer somente entre as fases de oitavas e semifinais. A regra, que surgiu na Europa no século passado, tinha como objetivo dar maior emoção aos jogos e evitar times retrancados fora de casa.

A partir de agora, todos os gols terão o mesmo peso na competição, com o gol de visitante deixando de ser um critério de desempate entre as equipes.

A nova norma da Conmebol vai de encontro ao que já acontece na Copa do Brasil, por exemplo. O torneio nacional aboliu a regra do gol do visitante na metade deste ano.

Por ora, a mudança não vai afetar o Grêmio, já que o Tricolor ainda luta para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão e dificilmente irá se classificar para alguma competição continental em 2022.

Você pode gostar

Comentários