Para reagir na temporada, a direção do Grêmio optou por trocar a comissão técnica. Gustavo Quinteros foi demitido e seu substituto foi alguém muito conhecido da torcida e do ambiente do clube: Mano Menezes. O diagnóstico feito internamente dava conta da necessidade de maior experiência para administrar a atual crise vivida dentro e fora de campo.
Entretanto, o maior desafio da nova comissão técnica gremista é a falta de tempo para treinamentos e para a equipe praticar as novas movimentações e ajustes táticos. Por isso, Mano Menezes trabalha com outros métodos para transmitir com maior facilidade suas ideias para o grupo de jogadores.
Os bastidores da rotina de Mano Menezes no Grêmio
Mano Menezes realizou sua primeira sessão de treinamento no Grêmio no dia 22 de abril. Desde então, comandou o time em 4 partidas por 3 competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Por outro lado, foram apenas 3 dias em que o elenco teve tempo disponível para realizar somente trabalhos táticos de maior elaboração.
Grande parte dos treinamentos são de véspera ou pós-jogo, quando existe um cuidado maior com a parte física dos atletas e controle sobre o desgaste. Com isso, a alternativa principal é realizar trabalhos de vídeo com orientações teóricas sobre a postura dos adversários e também para apresentar correções de posicionamento dos atletas nas partidas.
Por fim, Mano Menezes também já revelou em entrevistas coletivas que está realizando conversas individuais com alguns atletas do elenco para apresentar sua avaliação técnica e também dialogar sobre o planejamento de minutagem de cada jogador nesta temporada. Por conta da sequência de jogos, esta será a rotina praticada pela comissão técnica do Grêmio até o mês de junho.