O mês de dezembro tem servido para que a comissão técnica gremista adquira conhecimento. Enquanto Renato faz o curso obrigatório para trabalhar na Libertadores 2020, Alexandre Mendes, braço direito do treinador, faz uma série de excursões na Europa, visitando clubes e conhecendo um pouco mais das inovações do esporte no Velho Continente.
Alexandre é figura discreta na mídia, porém, é peça chave na montagem do time gremista nos últimos anos. Auxiliar técnico, o profissional é uma das mentes pensantes no banco de reservas e é o homem mais influente junto ao Renato que há no Grêmio. Em várias ocasiões, os treinamentos são comandados por ele e não pelo treinador no CT Luiz Carvalho.
Na Europa, Alexandre Mendes tem visitado a estrutura dos grandes clubes. Na Inglaterra, onde esteve semana passada, conheceu o Arsenal e sua forma de organizar as categorias de base. Acompanhou, no Emirates Stadium, a derrota do clube londrino para o Manchester City, de Pep Guardiola, pelo placar de 3 a 0.

O roteiro do auxiliar técnico segue para a Espanha, onde o Barcelona será o alvo do estudo de Alexandre. Apesar de ser avesso a contatos com a imprensa, a informação é que aproveitará a oportunidade para acompanhar no Camp Nou o super clássico entre os Catalães e o Real Madrid, jogo dos líderes da La Liga.
Em 2018, Alexandre participou com o técnico Renato do curso da Licença A de treinadores. Nesta temporada, porém, não viu benefícios em cumprir as exigências para técnicos da Conmebol, já que possui outro papel dentro da comissão técnica. Preferiu uma imersão ao universo do futebol europeu, misturando o prazer da viagem de férias com o benefício de agregar conhecimento nos grandes centros da bola.