O Grêmio avança nos trabalhos de recuperação para contar novamente com seus laterais-direitos nesta volta aos compromissos oficiais. Os três atletas que ocupam a posição no elenco estavam fora de combate devido a lesões no início do período de recesso, mas o cenário começa a se modificar.
Igor Serrote, jovem promessa do clube, sofreu uma fratura no punho esquerdo em maio. Agora, já sem necessidade de proteção, o lateral treina normalmente no CT Luiz Carvalho. Com evolução positiva, há a possibilidade de que ele seja relacionado para o duelo contra o São José, marcado para o dia 8 de julho, na Arena, válido pela Recopa Gaúcha.
Já João Lucas está em período de transição física após uma lesão muscular na coxa esquerda e segue em fase final de recuperação. O lateral é esperado para ficar à disposição dos técnicos em cerca de duas semanas, mirando um retorno para o confronto diante do Cruzeiro, no Mineirão, em 13 de julho, que marca a retomada do Campeonato Brasileiro.
O nome de João Lucas, vale destacar, chegou a ser ventilado em uma possível negociação entre Grêmio e Juventude envolvendo o volante Caique, no entanto, a transação acabou não acontecendo. Além disso, mesmo diante de sondagens para sair por empréstimo, João Lucas optou por permanecer no Grêmio, onde tem contrato assinado até dezembro de 2027.
O caso de João Pedro
No caso de João Pedro, titular da lateral-direita, o tempo de espera é mais longo. O jogador passou por cirurgia após fraturar a tíbia e se encontra em processo de fisioterapia no CT. Sua volta aos gramados está prevista somente para setembro.

Igor Serrote, João Pedro e João Lucas integram o grupo de jogadores que o Grêmio busca ter totalmente recuperados para o segundo semestre. Além deles, Cuéllar, Edenilson e Monsalve também seguem no departamento médico, mas contam com a confiança de Mano Menezes para reforçarem a equipe na sequência da temporada.