O calendário de julho do Grêmio será marcado por mudanças em razão do playoff da Sul-Americana. Com as datas definidas para o confronto contra o Alianza Lima, duas partidas do Campeonato Brasileiro ainda aguardam nova definição para serem disputadas.
A programação tricolor no mês começa na próxima terça-feira, dia 8, quando enfrenta o São José pela Recopa Gaúcha. Na sequência, o Grêmio visita o Cruzeiro, no dia 13, pelo Brasileirão. Os jogos do playoff da Sul-Americana ocorrem em 16 e 23 de julho, com o Grêmio encarando o Alianza Lima fora de casa no primeiro duelo e, depois, em Porto Alegre. Entre estes compromissos internacionais, a equipe também viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, no dia 19, e fecha o mês em São Paulo, contra o Palmeiras, no dia 26.
Por conta da participação na Sul-Americana, as partidas contra Fortaleza e Botafogo – ambas previstas para a Arena nas mesmas semanas dos confrontos internacionais – foram adiadas e ainda não têm datas confirmadas. Ao final do mês, o Grêmio terá um período sem jogos oficiais, já que a equipe está fora das oitavas de final da Copa do Brasil.
Desde o dia 23 de junho, o elenco voltou aos treinos no CT Luiz Carvalho, após dez dias de férias. O técnico Mano Menezes destacou que espera uma evolução da equipe neste período de trabalho.
No Brasileirão, o Grêmio ocupa a 11ª colocação, somando 16 pontos. Até o momento, o único reforço anunciado foi o volante Alex Santana, contratado antes do recesso. O clube chegou a negociar com Caíque, do Juventude, mas desistiu do acerto após o atleta realizar exames médicos.