A partir desta segunda-feira, o técnico Renato Portaluppi precisará conviver com três novos problemas para a montagem do time. O Grêmio tem três desfalques até o dia 18 de novembro gerados pelas convocações das seleções que disputam as Eliminatórias da Copa do Mundo: Orejuela, pela Colômbia, Kannemann, pela Argentina, e o recém chegado Pinares, pelo Chile.
Os convocados se afastam do time gremista em um momento importante da temporada, uma vez que a rodada Fifa ocorrerá em meio aos dois jogos das quartas de final da Copa do Brasil, onde o Tricolor encara o Cuiabá. Além dos dois confrontos eliminatórios, os atletas não participarão de um jogo do Brasileirão, diante do Ceará, no próximo final de semana.
“Vi uma entrevista do Marcos Braz (do Flamengo) que ele falava que eles disputavam as Eliminatórias, também. Eu concordo com ele, o Grêmio também é assim, temos o Panita (Orejuela), Kannemann e César Piñares nas Seleções”, disse o técnico Renato em tom de brincadeira.
Com os desfalques confirmados, Victor Ferraz e David Braz ganharão mais espaços no time. Já Pinares causa pouco impacto, tendo em vista que ainda não foi sequer apresentado a comissão técnica.

Renato tem falado muito sobre o congestionamento do calendário gremista, que disputa três competições simultaneamente. Além do Campeonato Brasileiro, o clube está em meio a Copa do Brasil e a Libertadores da América. O rodízio no time é uma das alternativas para tentar manter todos os atletas bem fisicamente e a equipe disputando os títulos.