O Grêmio e os demais clubes do futebol nacional receberam novidades importantes envolvendo a edição de 2026 do Campeonato Brasileiro. Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (1), a CBF apresentou o calendário das competições domésticas no ano que vem e algumas questões se tornaram destaques.
Uma das maiores novidades envolve o novo formato e a nova distribuição de datas para o Brasileirão. Pela primeira vez em muitos anos, a CBF optou em dar início ao maior campeonato do país em meio a disputa dos torneios estaduais. Confira os detalhes abaixo.
Novo formato do Brasileirão de 2026
A partir da nova distribuição da CBF, o Brasileirão do ano que vem terá o seguinte formato:
- Início no dia 28 de janeiro de 2026
- Primeiras rodadas em meio aos estaduais, com os jogos do Brasileirão nos meios de semana e os estaduais nos fins de semana;
- Competição durante todo o ano, iniciando em janeiro e com última rodada em dezembro;
- Rodada final no dia 2 de dezembro
A ideia com a antecipação do início do Brasileirão é gerar mais espaço entre os jogos durante o 2º semestre. Neste ano, por exemplo, a rodada de abertura do campeonato aconteceu no dia 29 de março e a última rodada está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro.
Além disso, outra novidade envolvendo os times do Brasileirão é a garantia de entrada na Copa do Brasil somente a partir da 5ª fase. Atualmente, os classificados para a Libertadores ingressam na 3ª fase, enquanto os demais times jogam desde a abertura da copa. Haverá, a partir do ano que vem, um aumento no número de times participantes desta competição.
Além disso, outras novidades também foram apresentadas. Clique aqui para saber os detalhes.