Poucos jogadores tiveram a oportunidade de trabalhar com Renato Portaluppi no início e depois já na parte atual da sua carreira. Um deles é o meia Thiago Neves, que vê o técnico mostrar uma grande evolução em sua “linha do tempo” profissional.
O meia trabalhou com o treinador no Fluminense entre 2007 e 2008, período em que Renato venceu a Copa do Brasil e foi vice da Libertadores. E, neste ano, reencontrou o chefe no Grêmio.
“Ele melhorou muito. Acho que foi bom pra ele ter pego alguns clubes menores. Rodou, perdeu jogos, aprendeu. E se preparou. Ele também está cercado de muitas pessoas boas, como o Alexandre Gabeira, auxiliar, que foi na Europa, buscou conhecimento e trouxe muita coisa pro Renato. E o Renato acaba se destacando por juntar tudo isso e fazer as escolhas”, disse o meia do Sport ao jornalista Rica Perrone.
Antes de voltar ao Grêmio em 2016, Renato rodou por clubes como Bahia, Vasco, Athletico e o próprio Fluminense. Atualmente, cumpre a sua terceira passagem no tricolor e já é o técnico com mais jogos na história do clube.