O volante Paulinho, várias vezes especulado como possível reforço do Grêmio, anunciou sua aposentadoria do futebol aos 36 anos, na manhã do último domingo, 8 de setembro.
Veja também: Grêmio pode chegar a número impressionante de goleiros no time profissional; entenda
O agora ex-jogador compartilhou a notícia por meio de um vídeo em suas redes sociais, onde emocionado relembrou sua carreira, marcada por passagens pelo Barcelona e pela Seleção Brasileira, além do Corinthians, onde se consagrou como ídolo.
“É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Júnior. 36 anos, e agora ex-jogador. Eu sou um cara bem abençoado, privilegiado. Eu voei na minha carreira durante 30 anos que tive dentro do futebol. Na minha casa, como falam, o gramado para mim era minha casa. E aqui fica a minha gratidão. Eu conquistei tudo que eu conquistei porque fui persistente. Comecei com cinco anos de idade. Eu persisti porque sabia que não tinha dois caminhos. O caminho era único, e era o futebol”, disse Paulinho em seu comunicado.
O último clube de Paulinho foi o Corinthians, equipe que defendia desde 2022 e se despediu em maio deste ano. Ao longo de sua carreira, o jogador também passou por importantes clubes internacionais, como o Tottenham, da Inglaterra, e o Guangzhou, na China, além de uma passagem pelo Barcelona. Representando a Seleção Brasileira, Paulinho disputou as Copa do Mundo de 2014 e 2018.
Paulinho no Grêmio?
Foram diversas as vezes em que Paulinho teve seu nome ligado ao Grêmio. Em 2021, quando jogava no futebol chinês, o clube gaúcho o procurou, contando com o técnico Felipão como atrativo. Mais recentemente, após sua saída do Corinthians, o Grêmio voltou a demonstrar interesse pelo jogador, mas, mais uma vez, as negociações não evoluíram.