Ir para o conteúdo principal

Futuro? SAFs no Brasil explodem em 2025; Veja números

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Nos últimos anos, o futebol brasileiro modificou, de forma considerável, o seu patamar de competitividade. Boa parte disso se deve a entrada das SAFs, que captam investimentos externos através de empresários ou grupos multiclubes. Esta foi a maneira encontrada por muitos times para competirem com Palmeiras e Flamengo.

Desde 2021, é oficialmente permitido no Brasil que um clube seja SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Entretanto, o modelo pode variar de acordo com as necessidades de cada clube e também com os interesses dos investidores.

Futebol brasileiro ultrapassa 100 SAFs em 2025

De acordo com levantamento feito pelo Observatório Social do Futebol, o Brasil registra atualmente 122 clubes no formato de SAF. Atualmente, o estado brasileiro com a maior quantidade de clubes neste modelo é São Paulo, com 29.

No Rio Grande do Sul, 1 clube apenas já é oficialmente SAF: O Futebol com Vida. Nos próximos meses, o Brasil de Pelotas também deve oficialmente aderir ao modelo. Na maior parte dos casos, aderir ao sistema de SAF tem como objetivo encontrar pagadores para as dívidas, além de ter a promessa de aportes para aumentar a competitividade e também melhoras na estrutura dos clubes.

Na série A do Campeonato Brasileiro em 2025, os seguintes clubes já aderiram ao modelo de SAF: Cruzeiro, Botafogo, Bahia, Vasco da Gama, Atlético-MG e Fortaleza. O RB Bragantino também conta com investidor externo, mas na modalidade de clube-empresa.

Escrito por

Jornalista, credenciado ACEG, apaixonado por futebol e pelo Grêmio. Em busca sempre da melhor informação e com a cautela de tentar transmitir os fatos da maneira mais precisa.

Mais lidas

Últimas notícias do Grêmio

Ver todas as notícias do Grêmio