Embora a atual temporada ainda esteja em andamento, as primeiras informações sobre o calendário do Grêmio em 2026 já estão sendo desenhadas. E após a CBF apresentar, no mês passado, a nova distribuição de datas do futebol brasileiro, agora foi a vez da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) encaminhar uma nova fórmula de disputa para o Gauchão do ano que vem.
Vale lembrar que, a partir desta temporada, o Gauchão e demais estaduais que envolvem times da série A do Brasileirão terá o limite de 11 datas. Até ano passado, eram 12 datas permitidas para a disputa do torneio.
A nova fórmula de disputa do Gauchão em 2026
O novo formato do Campeonato Gaúcho e que será aplicado a partir do ano que vem é o seguinte:
- Divisão dos 12 times participantes em dois grupos com 6 equipes;
- Duelos entre os grupos (Times do grupo A enfrentam times do grupo B);
- Os 4 melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final;
Uma das novidades da edição do ano que vem é a volta das quartas de final. A fase deve acontecer em jogo único e com mando de campo do time de melhor campanha na primeira fase.
A partir disso, haverá a disputa das semifinais e das finais, tendo o mando de campo no jogo de volta sendo na casa do time de melhor campanha, como aconteceu nos últimos anos.
A rodada de abertura do Gauchão em 2026 está programada para o dia 11 de janeiro. A grande final deve acontecer até o dia 8 de março. O congresso técnico para a apresentação de todos os detalhes acontecerá no fim deste mês.










