Diante da dificuldade em avançar nas negociações por Guido Rodríguez, a direção do Grêmio já trabalha em outros nomes, já com preferência estabelecida para o mercado sul-americano. Neste cenário, um nome entrou no radar do clube: Trata-se de Santiago Ascacíbar, de 28 anos de idade e que atualmente defende o Estudiantes, da Argentina.
Capitão do time que venceu o Clausura, segundo turno do Campeonato Argentino, em 2025, o volante vive grande momento e por isso, está valorizado no mercado. A informação divulgada pelo jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, é de que o jogador está entre os nomes mapeados pelo Grêmio para esta posição.
Grêmio dá preferência para o mercado sul-americano
Neste momento, a preferência do Grêmio na busca pela contratação deste volante está em nomes do mercado sul-americano. O uruguaio Cesar Araujo, que deixou o Orlando City recentemente, está entre as possibilidades.
A contratação de um volante é, neste momento, a maior prioridade do técnico Luis Castro. O novo treinador do Grêmio já solicitou aos dirigentes um atleta com maior capacidade de marcação do que os jogadores do atual elenco neste setor. Evertton Araújo, do Flamengo, foi outro atleta buscado pelo Grêmio, mas sem sucesso.
Ascacíbar tem contrato com o Estudiantes até dezembro de 2026. De acordo com a imprensa argentina, seu valor de mercado atual é de aproximadamente 6 milhões de dólares (R$ 31,9 milhões). O River Plate também seria um clube que teria interesse no jogador.
Ascacíbar chegou ao Estudiantes em janeiro de 2023, primeiramente por empréstimo junto ao Herta Berlin, da Alemanha. Em junho do mesmo ano, foi comprado pelo clube argentino.










