Ir para o conteúdo principal

Grêmio anuncia retorno de Arthur; Veja detalhes

Arthur - Grêmio
Foto: Divulgação / Grêmio FBPA

Um ídolo recente está de volta ao Grêmio. O volante Arthur, de 29 anos de idade, foi confirmado como novo reforço tricolor e chega com status de principal nome contratado nesta janela de transferências para o elenco comandado pelo técnico Mano Menezes.

As conversas, que se arrastaram ao longo da última semana, tiveram enfim um desfecho positivo. O interesse do Grêmio em acertar o retorno do ídolo já estava manifestado oficialmente desde março, em um movimento liderado pelo vice-presidente de futebol do clube, Alexandre Rossato.

Detalhes do acordo do Grêmio pela contratação de Arthur

De acordo com o comunicado oficial do Grêmio, a chegada de Arthur se concretizou através do molde de empréstimo. Nos últimos dias, o atleta apresentou seu desejo de rescindir o contrato, abrindo mão de boa parte dos valores que tinha pendente com a Juventus. Seu vínculo no clube italiano tem duração até junho de 2027.

Entretanto, as condições mudaram e a solução encontrada foi de viabilizar o empréstimo, sem opção de compra. Arthur será cedido ao Grêmio até junho de 2026, com possibilidade de prorrogação até dezembro.

Confira o comunicado oficial do clube:

O torcedor do Grêmio pode comemorar: Arthur está de volta. Revelado no Tricolor e ídolo de uma geração, o volante de 29 anos retorna a Porto Alegre depois de sete anos e meio no futebol europeu. A confirmação ocorreu nesta quarta-feira pelo departamento de futebol do Grêmio, após a realização de exames e a assinatura de contrato. Com mais experiência na bagagem, o jogador realiza o sonho pessoal de voltar a vestir a camisa do clube que o revelou para o futebol. O vínculo de Arthur será por empréstimo até o final de junho de 2026 junto à Juventus da Itália, com a possibilidade de prorrogação até dezembro de 2026.

Natural de Goiânia (GO), Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo chegou ao Grêmio no final de 2010, com 14 anos. Trilhando um caminho vitorioso nas categorias de base do Tricolor, recebeu suas primeiras oportunidades na equipe principal em 2015, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Fixado no elenco em 2016, Arthur fez parte do grupo campeão da Copa do Brasil e foi um dos protagonistas na conquista do tricampeonato da Copa Libertadores em 2017, ano de sua consagração como o melhor atleta de sua posição na América.

Naquele ano, integrou a seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro, foi eleito atleta revelação da competição e escolhido o melhor jogador da final da Libertadores contra o Lanús. Sua capacidade de ditar o ritmo da equipe, organizar o meio-campo, e ser uma referência técnica foi crucial para dar o equilíbrio necessário a um esquadrão histórico, multicampeão e considerado um dos melhores times do Grêmio de todos os tempos.

Também em 2017, recebeu sua primeira convocação para defender a Seleção Brasileira. Pelo Grêmio, conquistou ainda a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho de 2018. Ao todo, disputou 70 jogos com a camisa tricolor, marcando seis gols.

Na metade de 2018, iniciou sua trajetória no futebol europeu pelo Barcelona, da Espanha, protagonizando a maior venda de um atleta gremista na história. No clube catalão conquistou a Supercopa e o Campeonato Espanhol em sua primeira temporada. Em 2020, transferiu-se para a Juventus, da Itália, e, pela Vecchia Signora, levantou a Supercopa e a Copa da Itália. O volante também defendeu, por empréstimo, o Liverpool (ING), a Fiorentina (ITA) e o Girona (ESP). Em 2019, foi campeão da Copa América pela Seleção Brasileira, em torneio realizado no Brasil.

A data de sua apresentação oficial e coletiva de imprensa serão divulgados em breve.

Ficha Técnica

Nome completo: Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo
Nascimento: 12/08/1996 (29 anos)
Naturalidade: Goiânia/GO
Clubes: Grêmio, Barcelona/ESP, Juventus/ITA, Liverpool/ING, Fiorentina/ITA e Girona/ESP
Títulos: Copa do Brasil (2016), Copa Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018), Campeonato Gaúcho (2018), Supercopa da Espanha (2018), Campeonato Espanhol (2018-19), Supercopa da Itália (2020), Copa da Itália (2020-21) e Copa América (2019)

Escrito por

Jornalista, credenciado ACEG, apaixonado por futebol e pelo Grêmio. Em busca sempre da melhor informação e com a cautela de tentar transmitir os fatos da maneira mais precisa.

Mais lidas

Últimas notícias do Grêmio

Ver todas as notícias do Grêmio