Ir para o conteúdo principal

Grêmio faz as contas de olho em vaga para Sul-Americana e até Libertadores

Renato, Kannemann e Geromel de mãos dadas
Renato, Kannemann e Geromel de mãos dadas

Com a permanência na Série A encaminhada, o Grêmio sonha em conquistar algo a mais neste Campeonato Brasileiro e faz os cálculos para alcançar a pontuação necessária a fim de garantir uma vaga, pelo menos, na Copa Sul-Americana de 2025.

Veja também: Fala de Renato liga alerta no Grêmio sobre transformação do clube em SAF

O Grêmio é o atual 11º colocado na tabela do Brasileirão com 39 pontos conquistados em 11 vitórias, 6 empates e 15 derrotas. No momento, já ocupa uma posição de qualificação para o torneio continental. Ainda assim, os cálculos são necessários.

No Brasil, as vagas para a Copa Sul-Americana são distribuídas para as equipes que terminarem o Campeonato Brasileiro entre a 7ª e a 12ª colocação, mas caso os campeões da Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana terminem a competição entre os seis primeiros colocados, mais três vagas são abertas.

Em 2019, 2022 e 2023, as equipes que terminaram na 14ª colocação garantiram vaga na Sul-Americana, e a pontuação média destes times foi de 45,6 pontos, que podem ser arredondados para 46. Neste cenário, o Grêmio necessita de mais 7 dos 18 pontos ainda possíveis para disputar a Copa Sul-Americana caso a zona de classificação se estenda até a 14ª posição, o que neste momento, é a tendência.

Já nas temporadas de 2020 e 2021, os classificados ao torneio continental precisaram terminar o Brasileirão na 12º colocação e tiveram uma pontuação média de 49,5 pontos. Sendo assim, o Grêmio necessitaria de, pelo menos, mais 10 pontos dentro dos 18 ainda em disputa para ir à Sul-Americana via G-12.

Renato, Kannemann e Geromel de mãos dadas
Renato, Kannemann e Geromel de mãos dadas

Grêmio ainda sonha com Libertadores, mas cenário é difícil

Com as chances do G-6 virar G-9, o Grêmio mantém viva a possibilidade, ainda que remota, de disputar a Libertadores em 2025. A situação é a seguinte:

  • Botafogo, atual 1º colocado, precisa vencer a Libertadores
  • Flamengo, atual 4º colocado, precisa vencer a Copa do Brasil
  • Cruzeiro, atual 8º colocado, precisa vencer a Sul-Americana e manter a posição

Neste cenário, o Grêmio precisaria alcançar a nona colocação, ocupada atualmente o Vasco, com 43 pontos. A pontuação média dos nonos colocados nas últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro foi de 53 pontos, ou seja, o tricolor precisaria conquistar 14 pontos dentro dos 18 ainda possíveis.

Com a calculadora na mão, então, o Grêmio volta a campo na próxima sexta-feira, às 21h, para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque. O duelo é válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escrito por

Mais lidas

Notícias do Grêmio mais recentes

Ver todas as notícias do Grêmio