Ir para o conteúdo principal

Grêmio: Clubes levam à CBF 3 ideias para melhorar o uso do VAR

Cabine do VAR da CBF
Foto: Fernando Torres / CBF

Os clubes se reuniram na manhã desta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para discutir possíveis melhorias na arbitragem do futebol brasileiro, que enfrenta uma crise nesta temporada marcada por diversas reclamações — especialmente envolvendo o uso do VAR. Um dos casos mais recentes foi a queixa do Grêmio após a partida contra o São Paulo, no último sábado.

Durante o encontro, a comissão de clubes apresentou ao chefe da arbitragem, Rodrigo Martins Cintra, ao menos três sugestões, segundo apuração do site UOL Esporte:

  1. Que, ao se dirigir ao monitor para revisar um lance, o árbitro tenha o áudio com a cabine do VAR desligado. A proposta é permitir que ele forme sua própria interpretação, sem ser influenciado por orientações do VAR.
  2. Que o VAR tenha até 2 minutos para verificar possíveis irregularidades após um gol. Caso encontre algo, o árbitro teria mais 2 minutos para revisar. A ideia é que, se a infração não for identificada nesse tempo, é porque não se trata de algo claro ou escandaloso.
  3. Que eventuais infrações ocorridas antes do gol só sejam consideradas se tiverem acontecido até 25 segundos antes da finalização.

A comissão de clubes é formada por nove dirigentes de equipes das Séries A, B e C, mas não conta com nenhum representante do Grêmio. Em 2025, os membros são: Júlio Casares (São Paulo), Luiz Eduardo Baptista (Flamengo), Marcelo Paz (Fortaleza), Carlos Amodeo (Vasco da Gama), Alessandro Barcellos (Internacional), Adalberto Baptista (Botafogo-SP), Flávio Horta (Volta Redonda), João Vitor (Maringá) e Rogério de Siqueira (ASA).

Grêmio na bronca com a arbitragem da CBF

O Grêmio tem convivido com diversas polêmicas envolvendo a arbitragem nos últimos anos. Em 2024, durante o Campeonato Brasileiro, o clube voltou a criticar decisões recentes. Após a derrota para o São Paulo, a diretoria gremista contestou o pênalti marcado para o adversário e a não expulsão de um jogador são-paulino.

O presidente Alberto Guerra, inclusive, pretende visitar a sede da CBF no Rio de Janeiro para buscar explicações sobre a sequência de decisões que, segundo o clube, vêm prejudicando o Grêmio.

Escrito por
Foto de Jonatas Bitencourt
Editor-chefe

Criou o Gremistas para ser uma fonte confiável de notícias do Grêmio e tem orgulho de ter conquistado este objetivo. Cobrindo o dia a dia do clube desde 2016, é editor-chefe deste site.

Mais lidas

Últimas notícias do Grêmio

Ver todas as notícias do Grêmio