Ir para o conteúdo principal

Grêmio deve receber cota de valor bilionário da FIFA; entenda

Cristian Olivera em jogo do Grêmio
Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio pode receber um valor importante em seus cofres, mesmo que ainda sem data definida. Isso porque a FIFA anunciou oficialmente que novamente fará distribuição de recursos para clubes que cederem jogadores para suas seleções. O programa, conhecido como Programa de Benefícios aos Clubes da FIFA, tem novidades e que aumentarão os valores pagos.

A principal novidade é o valor total que será pago, muito maior do que no último ciclo. O valor total pago pela FIFA será desta vez de 355 milhões de dólares (R$ 1,8 bilhão), o que representa um aumento de 70% em relação aos valores repassados no último ciclo, da Copa do Mundo de 2022.

Como será o valor pago pela FIFA e que pode ajudar o Grêmio

Além do valor, outra novidade anunciada é que, diferentemente do último ciclo, onde a FIFA repassou valores somente para clubes que cederam jogadores para a Copa do Mundo, agora o cálculo também será feito para os clubes que cederam jogadores para as Eliminatórias.

A FIFA não anunciou como será feito o cálculo de pagamento para cada clube. Entretanto, no ciclo de 2022, a entidade calculou os valores da seguinte maneira:

  • 209 milhões de dólares (R$ 1 bilhão na época), divididos pelos dias de duração da Copa do Mundo (28 dias);

A partir disso, calculando também a quantidade de jogadores participantes do torneio, ficou definido que por cada jogador, os clubes recebessem um total de 10.9 mil dólares pagos por cada dia de participação na competição.

Existe expectativa para que, pelo menos, 3 jogadores do Grêmio estejam disputando a Copa do Mundo de 2026:

  • Cristian Oliveira (seleção uruguaia);
  • Villasanti (seleção paraguaia);
  • Fabián Balbuena (seleção paraguaia)

Escrito por

Jornalista, credenciado ACEG, apaixonado por futebol e pelo Grêmio. Em busca sempre da melhor informação e com a cautela de tentar transmitir os fatos da maneira mais precisa.

Últimas notícias do Grêmio

Ver todas as notícias do Grêmio