Uma longa espera do torcedor do Grêmio deve ser encerrada nas próximas semanas. Uma visita do atual presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Samir Xaud, na Arena do Grêmio, é esperada para fazer um reconhecimento importante para a história do clube: A entrega da taça da Supercopa do Brasil, vencida em 1990, logo na primeira edição.
O Grêmio nunca recebeu a taça referente ao torneio, que voltou a ser disputado oficialmente em 2020. Atualmente, a competição, que envolve o enfrentamento em duelo único entre os vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil do ano anterior, é considerado o evento oficial de abertura da temporada no Brasil.
Como o Grêmio venceu a Supercopa do Brasil de 1990
O Grêmio se tornou o primeiro campeão da história da Supercopa do Brasil após bater o Vasco da Gama na grande decisão. Entretanto, por falta de datas para a realização de um jogo específico para o torneio, foi acordado entre os clubes que os jogos de ambos pela 1º fase da Libertadores 1990 valeria pela disputa do título do Supercampeonato do Brasil.
Assim em 14/03/1990, no estádio Olímpico Monumental, o tricolor saiu em vantagem frente a equipe carioca com uma vitória de 2 a 0, com gols de Nilson e Darci, precisando agora apenas de um empate no jogo de volta no estádio São Januário.
E foi com um empate em 0 a 0 que o Grêmio sagrou-se Supercampeão do Brasil no dia 18/04/1990.