O Grêmio formalizou uma parceria com o Ho Chi Minh City Football Club, do Vietnã, para promover o intercâmbio de 18 atletas das categorias de base e dois profissionais da comissão técnica do clube asiático. A iniciativa, que tem duração inicial de um ano e pode ser prorrogada por mais dois, resultará em um repasse de aproximadamente US$ 700 mil para o Tricolor.
O acordo foi firmado em cerimônia realizada no sábado, no hotel Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, durante a realização de fóruns paralelos ao encontro do Brics — grupo composto por 11 países que visa fortalecer a cooperação entre economias emergentes. Participaram do evento o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, e o presidente do Ho Chi Minh City Football Club, Van Hung Nguyen.
No intercâmbio, os jovens atletas e profissionais vietnamitas terão a oportunidade de conhecer de perto a metodologia de trabalho gremista, aprimorando suas técnicas e absorvendo conceitos aplicados no futebol brasileiro ao longo da estadia em Porto Alegre.
“Além dos recursos que serão pagos ao Grêmio, é uma excelente oportunidade para ampliar nossa marca na Ásia, um mercado em expansão no futebol mundial. Estamos felizes por abrir mais uma janela de exposição para o clube”, afirmou o presidente Alberto Guerra ao site do Grêmio.
Como parte da solenidade, Alberto Guerra entregou uma camisa do clube ao primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, em um gesto que também contou com a presença do presidente do Ho Chi Minh City Football Club, Van Hung Nguyen.