Ir para o conteúdo principal

Grêmio pode mudar posicionamento de Willian no time

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Muita experiência e com potencial de ser referência do time: É nestas características que o Grêmio vê em Willian um diferencial para a sequência desta temporada. Após fazer grande estreia no clássico Gre-Nal e ter boa atuação no empate contra o Botafogo, o camisa 88 tricolor ainda está buscando melhor condição física e também procurando seu rendimento ideal.

E pelo lado do Grêmio, a chegada de Willian também requer um período de adaptação, sobretudo no que diz respeito ao posicionamento no time. E durante as duas partidas que realizou pelo tricolor, sua função dentro de campo foi modificada algumas vezes.

Grêmio pode alterar posicionamento de Willian

Na estreia, no clássico Gre-Nal, Willian foi escalado pelo lado esquerdo de ataque. Mesmo tendo liberdade para buscar aproximação com os jogadores de meio-campo, seu posicionamento preferencial foi no lado do campo e com a orientação de acompanhar defensivamente o atacante e lateral-direito adversário.

Já diante do Botafogo, Willian também iniciou o jogo nesta função. Entretanto, após cerca de 20 minutos, seu posicionamento mudou e o jogador passou a ocupar uma faixa mais central, principalmente para não ter a necessidade de ajudar defensivamente e ter maior desgaste físico. A partir desta nova orientação, Willian atuou como 2º atacante, ao lado do centroavante André Henrique.

Além de diminuir as obrigações defensivas, a ideia de ter Willian mais centralizado também serve para que o atleta, referencial técnico do time, atue mais próximo de todos os atacantes e jogadores de meio-campo.

A diferença também pode ser notada na quantidade de vezes que Willian participou do jogo. No Gre-Nal, foram 36 ações com a bola em 62 minutos no campo. Já diante do Botafogo, o jogador atuou por 70 minutos e teve 68 ações com a bola.

Confira o comparativo de movimentação de Willian de acordo com o mapa de calor nas duas partidas:

Movimentação de Willian contra o Internacional:

Movimentação de Willian contra o Botafogo:

Aos 37 anos de idade, Willian assinou contrato com o Grêmio até dezembro de 2026. Ao todo, o tricolor efetuou 8 contratações na última janela de transferências.

Escrito por

Jornalista, credenciado ACEG, apaixonado por futebol e pelo Grêmio. Em busca sempre da melhor informação e com a cautela de tentar transmitir os fatos da maneira mais precisa.

Mais lidas

Últimas notícias do Grêmio

Ver todas as notícias do Grêmio