Estamos chegando nos últimos meses da atual temporada, mas o Grêmio já está discutindo alguns pontos do planejamento visando o ano de 2026. E parte destes debates envolve a permanência ou não de atletas que estão com pouco espaço no atual elenco ou em reta final de contrato, necessitando de renovação do vínculo.
Um destes atletas é o meia Edenilson. Aos 35 anos de idade, o jogador tem contrato com o Grêmio somente até o fim deste ano e para permanecer, necessitaria de uma negociação para a ampliação do vínculo. Entretanto, internamente, o clube já tomou a decisão sobre o futuro do camisa 8 tricolor.
Grêmio não renovará contrato de Edenilson para 2026
De acordo com informação divulgada primeiramente pelo jornalista Bruno Soares, da Rádio Bandeirantes, o Grêmio já decidiu que Edenilson não terá seu contrato renovado. Por isso, o meia está vivendo seus últimos meses com a camisa tricolor.
Existem alguns motivos para a decisão. Primeiramente, o rendimento recente do jogador não está sendo satisfatório. Desde que foi contratado, em 2024, o atleta alternou entre o time titular e o banco de reservas. Por isso, existe a avaliação de que, pelo seu custo mensal, o custo-benefício não é interessante.
Além disso, também existe a preocupação com a folha salarial do Grêmio, que atualmente é de aproximadamente R$ 21 milhões mensais. Por isso, alguns jogadores devem deixar o clube para reduzir este custo e abrir margem financeira para as contratações na próxima janela de transferências.
Pelo Grêmio, Edenilson já disputou 69 jogos, com 5 gols marcados e 8 assistências.