O Grêmio tem pela frente um período de duas semanas “livres” para se preparar para o importante confronto contra o Atlético-MG, que será realizado na recém-inaugurada Arena MRV, em Belo Horizonte, no dia 26.
Veja também: Grêmio mira contratação de lateral destaque do Cruzeiro, para temporada 2024
A equipe, orientada pelo técnico Renato Portaluppi, terá que lidar com os desfalques significativos de dois jogadores titulares: o zagueiro Bruno Alves, que recebeu cartão vermelho na partida contra o Corinthians, e o meio-campista Villasanti, que foi punido com seu terceiro cartão amarelo.
Frente a essas ausências, o treinador gremista dispõe de seis opções para recompor a equipe. Na defesa, há uma disputa entre três jogadores para substituir Bruno Alves. Uvini e Gustavo Martins emergem como os principais candidatos para ocupar o posto ao lado de Kannemann na zaga. Uvini chega embalado após sua participação no Pan-Americano realizado no Chile e parece estar apto para assumir a posição em Belo Horizonte. Rodrigo Ely está se recuperando de lesão muscular.
No meio-campo, Ronald aparece como a alternativa mais provável para suprir a lacuna deixada por Villasanti. Além dele, o meia Nathan, conhecido por seu posicionamento ofensivo, também foi adaptado por Renato para atuar na função de volante em alguns jogos recentemente e pode ser uma opção interessante.
Desfalques e recuperações
Outro fator que complica a montagem do plantel defensivo para o próximo jogo é a condição física de Rodrigo Ely. O camisa 5 está em processo de recuperação de uma lesão muscular e sua presença no jogo é ainda incerta. Além dele, Pedro Geromel, uma das grandes referências do time na zaga, enfrenta uma lesão muscular de grau 2, o que coloca sua participação em campo pelo resto da temporada 2023 em dúvida.
Veja também: Mano Menezes diz que não quis prejudicar o Grêmio, mas se incomoda com arbitragem
Por fim, o Grêmio optou por conceder um descanso para seus jogadores até sexta-feira (17), visando iniciar a preparação revitalizada para o duelo que promete ser uma das partidas mais desafiadoras do campeonato para o time gaúcho.
A comissão técnica agora trabalha na estratégia e na melhor forma de integrar os substitutos para que o Tricolor entre em campo com força máxima frente ao Atlético-MG.