A derrota do Grêmio para o Mirassol por 1×0, em casa, no último sábado (13), trouxe outras notícias ruins ao torcedor além do placar negativo. O centroavante Martin Braithwaite, artilheiro do time na temporada e que era referência ofensiva do time desde que chegou ao clube, em 2024, teve uma grave lesão confirmada e não atuará mais em 2025.
Durante o segundo tempo do jogo, Braithwaite acusou dores e pediu substituição. Logo após o fim da partida, o técnico Mano Menezes falou em entrevista coletiva e revelou que o diagnóstico inicial já era preocupante e possivelmente de uma lesão grave. O cenário se confirmou em comunicado emitido pelo Grêmio poucos minutos depois.
Os detalhes da lesão de Braithwaite no Grêmio
O Grêmio nunca estabelece oficialmente um prazo para o retorno de jogadores lesionados. Entretanto, levando em consideração outros casos recentes no futebol brasileiro, uma estimativa de retorno aos gramados aponta cerca de 5 meses para lesões de ruptura do tendão de aquiles, como aconteceu com Braithwaite.
Embora o tempo necessário de recuperação possa variar de acordo com a condição física de cada jogador, dois jogadores de Flamengo e Fluminense tiveram a mesma lesão e também tiveram de passar por cirurgia, tal como Braithwaite.
O caso mais recente foi o do volante Otávio, do Fluminense. O jogador teve a lesão confirmada no dia 28 de março e voltou a ficar à disposição somente no último sábado, dia 13 de setembro. Foram 169 dias de recuperação.
Outro caso para efeito de comparação foi o do atacante Éverton, do Flamengo. O “cebolinha” foi submetido a processo cirúrgico no dia 14 de agosto de 2024 e voltou aos gramados somente no dia 31 de janeiro de 2025. Foram 170 dias fora dos gramados.
Caso este período de recuperação seja parecido para Braithwaite, uma estimativa inicial aponta o retorno do atacante gremista somente na primeira semana de março de 2026. Neste caso, o dinamarquês perderia toda a pré-temporada e as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho.