Problema crônico desde 2023, o sistema defensivo do Grêmio parece, mesmo que ainda de forma gradual e lenta, apresentar evoluções. Fator decisivo para a queda do antigo treinador, Gustavo Quinteros, o alto número de gols sofridos dificultou de forma considerável os resultados do time nas primeiras competições da temporada.
Agora sob o comando de Mano Menezes, que logo em sua chegada estabeleceu a melhora defensiva como sua maior prioridade no trabalho de montagem da equipe, o Grêmio ajustou o posicionamento sem a bola e consequentemente, está melhorando seus resultados, principalmente no Campeonato Brasileiro.
Gols sofridos do Grêmio no Brasileirão caem com Mano Menezes
Até o momento, o Grêmio foi comandado por três técnicos: Gustavo Quinteros, James Freitas (interino) e agora, Mano Menezes. Ao todo, nas dez partidas que já disputou na competição, foram 14 gols sofridos. A média total é de 1,40 por jogo.
Entretanto, a quantidade caiu de forma considerável desde que Mano Menezes foi contratado. Confira os detalhes abaixo:
- Gustavo Quinteros: 9 gols sofridos em 4 jogos (média de 2.25 por jogo)
- James Freitas: 1 gol sofrido em 1 jogo (média de 1.00 por jogo)
- Mano Menezes: 4 gols sofridos em 5 jogos (média de 0.75 por jogo)
O Grêmio ocupa atualmente a 12ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 12 pontos somados após dez rodadas, resultado de três vitórias, três empates e quatro derrotas. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Juventude no dia 1º de junho, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Antes, a equipe de Mano Menezes encara o Sportivo Luqueño, na quinta-feira, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, na Arena.