Buscando resolver uma grande carência do seu elenco, o Grêmio está ativo no mercado em busca de um zagueiro, preferencialmente que atue pelo lado direito da defesa. E após diversas tentativas, um nome se tornou nas últimas horas o favorito para ser contratado: Trata-se do paraguaio Fabián Balbuena, de 33 anos de idade.
Livre no mercado após não renovar contrato com o Dinamo Moscou, da Rússia, o jogador está no Paraguai, treinando com sua equipe particular, enquanto define o próximo passo de sua carreira. Neste momento, o Grêmio é o clube brasileiro que possui interesse mais concreto no defensor, mas existem ainda alguns pontos pendentes na negociação. O fator financeiro, por exemplo, será decisivo para que Balbuena seja o novo reforço gremista.
O salário que Balbuena recebia no Dinamo Moscou, da Rússia
De acordo com o site “Capology”, especializado em salários de jogadores e times no futebol mundial, Balbuena tinha uma remuneração anual bruta de 2.6 milhões de euros (R$ 16,8 milhões na cotação atual). Mensalmente, o valor bruto salarial do jogador era de cerca de R$ 1.4 milhão.
Em ocasiões anteriores, Balbuena também foi monitorado por outros clubes brasileiros, como o Vasco da Gama, por exemplo. Entretanto, os altos valores envolvidos dificultaram avanço. O paraguaio estava no futebol russo desde junho de 2023.
Balbuena já atuou no Brasil em duas oportunidades, ambas pelo Corinthians. A primeira passagem, com maior destaque, rendeu o título do Campeonato Brasileiro em 2017. Já na segunda passagem, entre 2022 e 2023, não teve o mesmo rendimento e durante a maior parte do tempo, foi reserva do elenco corintiano.