O Grêmio e outros clubes do futebol brasileiro receberam uma grande notícia na última terça-feira (11). Após meses de disputa nos bastidores e também nos tribunais, foi definida a liberação de uma parte do valor que estava bloqueado após pedido do Flamengo contra os clubes da LIBRA.
O montante, de R$ 80 milhões, não foi repassado aos clubes do bloco por conta de uma contestação do Fla aos critérios de divisão de receitas, principalmente sobre os índices de audiência. Entretanto, uma nova decisão fez com que a maior parte desta quantia seja liberada.
Como o Grêmio espera o valor desbloqueado da LIBRA
Desde o bloqueio de sua parte, o Grêmio enfrentou dificuldades financeiras importantes, gerando inclusive um atraso no pagamento dos salários dos jogadores. Foi necessário que o clube recorresse a empréstimos para resolver a situação.
Com a chegada deste valor, o clube poderá se reorganizar e ter mais tranquilidade para honrar os últimos compromissos do ano. A partir do dia 8 de dezembro, o novo presidente, Odorico Roman, tem a missão de diminuir a dívida do clube e aumentar a sustentabilidade financeira nos próximos anos.
Anualmente, o Grêmio recebe cerca de R$ 160 milhões através de receitas do Campeonato Brasileiro. Este montante é dividido entre o valor fixo pelos direitos de transmissão, premiação por desempenho e bonificaçoes por audiência ao longo do ano.
O atual contrato foi assinado ainda em 2024, mas é válido entre os anos de 2025 e 2029.











