Com a eliminação nos playoffs da Copa Sul-Americana, o Grêmio disputará no 2º semestre apenas o Campeonato Brasileiro. Entretanto, o clube entende que possui grande necessidade de reforçar o elenco comandado pelo técnico Mano Menezes e trabalha nos bastidores para que ao menos um atleta tenha a capacidade de elevar o nível técnico do time.
E o nome já foi escolhido: Trata-se do atacante Roger Guedes, de 28 anos de idade e que atualmente defende o Al-Rayyan, do Catar. O atleta é considerado o “nome incontestável” que pode ser viabilizado através de um aporte financeiro feito por Marcelo Marques, empresário e pré-candidato à presidência do clube.
Pela complexidade da operação e pelos altos valores envolvidos, uma contratação deste porte só se torna possível através de recursos de terceiros. Por isso, um planejamento já está sendo feito para que o atacante desembarque em Porto Alegre.
Os valores que o Grêmio quer pagar para contratar Roger Guedes
O maior obstáculo desta operação é o pagamento da transferência do jogador junto ao Al-Rayyan. Nos bastidores, estima-se que a pedida do clube do Catar seja de 10 milhões de euros (R$ 65 milhões na cotação atual). Este valor seria considerado totalmente fora da atual realidade do Grêmio.
Além disso, outro ponto importante nesta negociação é sobre o salário do jogador. Os vencimentos atuais de Roger Guedes chegam a R$ 5 milhões mensais e por isso, o atacante teria de aceitar reduzir drasticamente sua pedida para vestir a camisa tricolor.
Ainda não está definido se os custos desta contratação serão bancados por um empréstimo dos empresários ao Grêmio ou se, assim como na compra da Arena, será feita uma doação. Por isso, contatos estão sendo feitos entre o clube e o empresário para definir estas pendências.
Na última temporada, em 39 jogos disputados, Roger Guedes marcou 31 gols e deu 3 assistências.