Ir para o conteúdo principal

Quem são os possíveis adversários do Grêmio na Copa do Brasil

Depois de uma eliminação precoce em 2022, o Grêmio volta a disputar a Copa do Brasil para tentar igualar o Cruzeiro e retomar o posto de maior vencedor da competição. Na quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará as partidas da primeira fase.

+ Grêmio confirma lesão de Bruno Uvini; veja prazo de recuperação

Ao todo, serão 40 partidas na etapa inicial do torneio, que tem início previsto para o próximo dia 22 de fevereiro. Os primeiros duelos serão em jogo único com mando de campo do time pior colocado no ranking da CBF. A equipe visitante tem a vantagem do empate.

O Grêmio está no pote A, ao lado de Santos, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Bragantino, Goiás, e Cuiabá. Na primeira fase, os times do pote A enfrentam as equipes do pote E, que são as seguintes: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA de Arapiraca, Sergipe e Ceilândia. Deste grupo sai o adversário do tricolor.

Os confrontos serão definidos no seguinte chaveamento entre os potes: AxE, BxF, CxG e DxH. Vale lembrar que neste ano, o valor da premiação será maior e, caso o campeão venha da primeira fase, o valor acumulado será de R$ 91,8 milhões.

Em 2023, doze equipes entram direto na terceira fase da competição, sendo elas: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, Sport, Paysandu, Cruzeiro e São Paulo.

Potes do sorteio da Copa do Brasil

  • Pote A: Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Bragantino, Goiás, e Cuiabá.
  • Pote B: Juventude, Vasco, Coritiba, Chapecoense, Avaí, CRB, CSA, Vitória-BA, Vila Nova e Ponte Preta.
  • Pote C: Sampaio Correa, Criciúma, Operário-PR, Londrina, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Brusque e ABC.
  • Pote D: Ituano, Botafogo-SP, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Brasiliense e América de Natal.
  • Pote E: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA de Arapiraca, Sergipe e Ceilândia.
  • Pote F: União Rondonópolis, Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Tuna Luso, Fluminense-PI, São Luiz, Nova Iguaçu, Humaitá e Trem.
  • Pote G: São Bernardo, Vitória-ES, Nova Mutum, Tuntum, Caucaia, Real Ariquemes, Maringá, Operário-MS, Marília, e Cordino.
  • Pote H: Parnahyba, Resende, Athletic, Democrata, Iguatu, Camboriú, Águia de Marabá, Falcon, Princesa do Solimões e São Francisco-AC.
Voltar para o topo