Ir para o conteúdo principal

Regulamento do Brasileirão prevê punição com perda de pontos em caso de racismo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou um novo regulamento para casos de discriminação em jogos oficiais. As sanções serão aplicadas tanto para jogadores quanto para torcedores, incluindo multas e perda de pontos. O Grêmio já conheceu a sua tabela de jogos na competição.

+ Preterido no Grêmio, goleiro atuará ao lado de Iniesta, ex-Barcelona

De acordo com o regulamento, os clubes que forem punidos por discriminação terão que pagar multas que podem chegar a R$ 500 mil. Além disso, poderão perder pontos na tabela do campeonato e sofrer punições como a proibição de jogar em seus estádios.

As medidas foram implementadas com o objetivo de combater a discriminação no futebol, seja ela racial, de gênero ou qualquer outra forma de preconceito. A CBF afirmou que está comprometida em tornar o futebol um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos os jogadores e torcedores.

Existe, porém, uma observação importante. No que se refere à punição de perda de pontos, a decisão da CBF só será efetivada após análise do STJD, e somente se for confirmada pelo tribunal esportivo nacional é que a penalidade será aplicada.

As sanções previstas no regulamento serão aplicadas sempre que houver atos discriminatórios dentro dos estádios de futebol, durante ou antes e depois dos jogos. Os árbitros terão o poder de interromper as partidas caso identifiquem qualquer tipo de comportamento discriminatório por parte dos jogadores ou da torcida.

Estreia do Grêmio no Campeonato Brasileiro

A CBF divulgou na última terça-feira a tabela básica do Campeonato Brasileiro. O Grêmio faz sua estreia diante do Santos, na Arena, com data ainda a definir. O tricolor ainda enfrenta Cruzeiro, Cuiabá, Bragantino e Palmeiras nas primeiras cinco rodadas da competição.

Voltar para o topo