A primeira vitória do Grêmio fora de casa no Campeonato Brasileiro foi obtida com um time alternativo. O Tricolor bateu o Athletico-PR por 2 a 0 neste domingo, na Ligga Arena. O técnico Renato Portaluppi destacou a força do grupo, que correspondeu à oportunidade.
Veja também: Grêmio acerta a venda de Gabriel Mec; Veja os valores
A escalação titular não tinha nenhum nome da equipe que tem sido utilizada habitualmente. Além da proximidade do duelo de volta das oitavas do torneio mata-mata contra o Corinthians, o gramado sintético do Furacão também fez Renato optar por preservações. A estratégia deu certo.
Gustavo Martins abriu o placar com oportunismo, e Monsalve ampliou ao apertar a marcação no goleiro. Apesar de o adversário ter mais a bola, o Grêmio levou poucos sustos na defesa. O Grêmio havia entrado em campo na zona de rebaixamento, mas a vitória o tirou novamente do grupo dos quatro últimos. Agora, o Tricolor está em 15º lugar com 21 pontos, um à frente do primeiro dentro do Z-4.
“É preferível não ter alguns jogadores, ou hoje praticamente um time inteiro, para não perder alguém por três semanas, por apenas uma partida. Temos um grupo bom, grande, hoje tenho mais opções. Muita gente tem que mostrar por que está no grupo do Grêmio e dar conta do recado”, iniciou Renato.
“Nossa estratégia deu certo, primeiro tempo demos a bola para o Athletico, teríamos dificuldade pela equipe diferente, sem entrosamento, e principalmente pelo campo. Sabíamos que o Athletico viria para cima, deixar os espaços, conseguimos dois gols para dar tranquilidade. Sempre que o adversário entrava no nosso campo, era pressão total, recuperar a bola e encontrar espaços. Estratégia deu certo pela inteligência dos jogadores”, acrescentou.
Veja também: Jogador do Grêmio faz post enigmático em rede social: “Está acabando”
Renato falou sobre a estratégia do Grêmio
“Sempre busco o melhor para o clube. Quando faço mudanças é porque sei o que estou fazendo. Imagina colocar a mesma equipe, desgastada, num gramado sintético. Aí perco três, quatro jogadores, como fica? Sou pago para pensar e pode ter certeza que eu penso direito”, afirmou o comandante gremista.