Na época repórter da Rádio Pachola, Gabriel Lauxen foi o autor da célebre pergunta sobre Rodrigo Dourado que gerou a contundente resposta de Maicon em coletiva de imprensa no Grêmio. O fato aconteceu em uma coletiva de imprensa no CT Luiz Carvalho, em 2018, dias depois de uma vitória do Inter em Gre-Nal no Beira-Rio por 1×0.
+ Casamento de Ramiro reúne jogadores campeões pelo Grêmio no RS
Lauxen, ao podcast “Papo Copero”, admitiu que recebeu uma ligação do próprio Maicon na véspera e que ambos deixaram uma situação “acertada” para a coletiva:
“Eu não combinei tudo. O que que aconteceu? Foi o lance daquele negócio do “arrego” e ele estava com o peito cheio, louco para falar. Um dia antes, ele me ligou e perguntou se eu estaria na coletiva. Eu disse que sim. Todo dia eu ia no CT. E ele me disse que era o dia dele de ficar na academia, mas que iria para a coletiva e que estava louco para falar tudo. E me disse: ‘Tu pode me perguntar o que tu quiser‘. Assim. Aí eu disse: ‘Capita, eu vou te perguntar polêmica’. E ele: ‘Irmão, vem com o que tu quiser, eu vou para derreter eles‘. Estava com sangue no olho”, explicou Lauxen, antes de acrescentar:
“Ele começou a coletiva com uma manifestação dele. Explicou que o D’Alessandro chamou no vestiário, que a brincadeira estava demais, que os filhos sofriam no colégio. Eu sempre peço para ser um dos últimos para perguntar na coletiva. E, no meio do momento, o Maicon aponta pro assessor e aponta pra mim. Do tipo: ‘Dá o microfone nele, eu quero falar agora'”.
Ex-Grêmio, Maicon encerrou a carreira
Ídolo da torcida gremista por conta dos títulos conquistados e da forma de atuar no meio de campo, com muita qualidade e sem dar carrinho mesmo sendo volante, Maicon decidiu encerrar a carreira durante 2022 logo depois de sair do CRB – ele até rejeitou uma proposta da Chapecoense meses depois.
No Grêmio, sua saída de forma conturbada com a direção da época foi em agosto de 2021, faltando três meses para o término do contrato. Ele sonha em fazer uma partida de despedida na Arena.