Em meio às polêmicas oriundas da derrota de 3×1 de virada para o Palmeiras, na Arena, o Grêmio manteve fortes críticas à arbitragem e também à condução do VAR, que assinalou o pênalti de Thiago Santos em Marcos Rocha e ainda anulou gol de Elias por impedimento.
Em entrevista dada à Rádio Gre-Nal depois da partida, o vice de futebol Denis Abrahão questionou o VAR e fez reclamações estruturais ao uso da tecnologia:
“Por que o juiz que está dentro de campo não decide? Por que uma hora ele vai ao var e outra hora não vai? Falta critério. Estão tirando a graça do futebol”, lamentou.
Na sua coletiva, o técnico Vagner Mancini também pontuou os seus questionamentos em relação à arbitragem:
“A gente sabe que os jogos com o Igor Benevenuto no VAR sempre têm confusões. Ele não achou pênalti, e o VAR interpretou que sim. Vou contar um fato do jogo. Depois que validaram o gol do Diego Souza no lance do Douglas Costa com o Marcos Rocha, o árbitro passou a apitar diferente. Deu muitas faltas para o Palmeiras. Ele mesmo apresentou desequilíbrio emocional. Então você imagina como fica o jogador em campo. Emocionalmente, é um momento diferente”, citou o comandante do Grêmio.
Em 19° lugar no Brasileirão com 26 pontos, o tricolor volta a jogar agora apenas na quarta-feira, 21h, diante do Atlético-MG, fora.