Ir para o conteúdo principal

Renato discute com jornalista após declaração sobre “recalcados” da imprensa: “Um é você”

Uma discussão entre o técnico Renato Portaluppi e o jornalista João Batista Filho, da TV e rádio Bandeirantes, marcou a entrevista coletiva após a vitória do Grêmio sobre o São José, na noite da última quinta-feira, na Arena.

O jornalista trouxe de volta à pauta uma declaração do treinador sobre supostos “recalcados” da imprensa esportiva gaúcha. Em um programa mais cedo, João Batista Filho havia chamado Renato de “não corajoso” por não citar os nomes daqueles jornalistas que ele acusou de recalque. Na edição do dia 27 de “Os Donos da Bola”, o mesmo havia contestado uma fala de Renato sobre jogadores que não deram certo no Grêmio: “Isso é o legítimo eu ganho, nós empatamos e vocês perdem”.

Confira abaixo trechos da discussão entre o técnico Renato Portaluppi e o jornalista João Batista Filho.

João Batista Filho: Renato, ontem tu disse na coletiva que tinha recalcado na imprensa. Falou que 1 ou 2% da imprensa faziam parte de pessoas recalcadas, que tinham inveja dos jogadores. Tu acha justo não dar os nomes (dos jornalistas)?

Renato: Um é você.

João Batista Filho: Porque? O que que eu falei? O que eu fiz?

Renato: Um ou dois colegas seus (da Band, são recalcados). Em primeiro lugar, você não pode baixar o nível. Vocês não tem que ficar se preocupando em jogar os jogadores contra a torcida com a vida pessoal nossa. Vocês tem todo direito, e eu respeito, tanto os elogios quanto as criticas, desde que vocês não apelem. Vocês estão apelando muito fácil. Se vocês querem audiência, tudo bem, mas não precisa ser dessa forma.

“Se vocês querem ibope, continuem apelando. Bom, não vai ser um “toma-lá-da-cá” porque aqui nós somos pessoas inteligentes. Nós temos uma profissão e a gente vai respeitar todo mundo. Agora, no momento em que vocês começam a criticar, da maneira que vocês vem criticando, por exemplo: vocês tem um gremista no programa de vocês (“Os Donos da Bola”) e quatro ou cinco colorados. Até aí, tudo bem. Agora, não precisa vestir a camisa e ir contra o clube aqui. Porque senão, eu já avisei uma vez e vou pedir de novo para a nossa torcida não assistir mais vocês. E aí vamos ver como é que vai ficar o ibope de vocês. É 50 a 50 (porcentagem das torcidas de Grêmio e Inter) aqui no Rio Grande do Sul? Arrisquem os 50 (por cento dos gremistas). Daqui a pouco vocês vão ter problema com o outro lado também”.

“Falaram que eu fui covarde por não dar os nomes. Então, um é você (João Batista Filho). E outra coisa, covarde é quem usa o espaço da mídia pra ficar falando mal dos jogadores e treinadores, da vida particular, sem o jogador e sem o treinador estar do lado. Isso é ser covarde”

“Agora, se começar a pegar pesado, eu vou falar de novo para o nosso torcedor não assistir mais vocês. E aí vamos ver como é que vocês vão ficar com os patrocinadores. Querem comprar essa briga? Eu compro com vocês”.

“Vocês falam de todo mundo! Vocês acham que o jogador de futebol não tem família, vocês acham que o treinador não tem família? Só vocês tem família? Vocês apelam fácil, fácil! Vocês agridem demais a família, os jogadores”.

Voltar para o topo