O Grêmio vendeu o meia Lincoln, de 20 anos, ao Santa Clara, de Portugal. O jogador não fazia parte dos planos do técnico Renato Portaluppi e já não frequentava mais os trabalhos diários do clube. Uma das ações tomadas pela comissão técnica foi a promoção de Patrick para integrar o grupo de jogadores na vaga da antiga promessa gremista.
Os valores da negociação não foram divulgados, mas uma das exigências do Tricolor foi manter 35% dos direitos econômicos caso haja uma futura venda no futebol europeu. Os portugueses aceitaram o pedido e efetivaram a negociação nesta semana.
Em 2015, o técnico Felipão foi o responsável pela promoção de Lincoln ao plantel principal. O treinador acreditava no desenvolvimento rápido das qualidades do jovem. Entretanto, não se confirmou. O meia criativo sofreu com problemas pessoais e teve dificuldades em se afirmar no plantel principal. Após ser emprestado para o Rizespor, da Turquia, teve ainda mais dificuldades para recuperar prestígio junto a comissão técnica.
No Grêmio, entre as temporadas de 2015 e 2019, fez 64 partidas e marcou cinco gols.