A CBF alertou os clubes brasileiros de uma nova determinação imposta pela FIFA. Quem estiver em débito com transferências internacionais, ou atrasar os salários de jogadores estrangeiros, poderá perder pontos nas competições nacionais.
Pedro Alfonsin, advogado, falou à GaúchaZH sobre as novas determinações:
"O futebol mundial vive nessa década uma evolução para a autorregulação, bastante positiva. As novas normas estabelecidas pela Fifa, já culminaram, de um lado, para a punição da cúpula do futebol mundial (Fifagate), estabeleceu avanço muito grande para a intermediação de negócios no futebol e exigiu transparência para as transferências internacionais. Uma ponta fraca desse arcabouço normativo certamente é a transgressão das decisões do Dispute Resolution Chamber (DRC) da Fifa, muitas vezes ignorados por clubes e atletas dos cinco continentes".
"As novas sanções impostas de forma mais objetiva pela Fifa, com perda de pontos, rebaixamento e proibição de transferências, deve dar mais segurança jurídica para os clubes, treinadores e atletas ao se transferirem para países estrangeiros. Algumas nações, muitas vezes, têm se demonstrado bastante arredias com estrangeiros, praticando uma série de atos que caracterizam coação econômica e pessoal, tais como retenção de passaporte e não pagamento de salários".
"Por isso, vemos com bons olhos as novas normas e alertamos que os clubes brasileiros devem estar atentos ao cumprimento de suas obrigações para que não sofram essas severas punições o que afetariam seriamente nossos campeonatos locais".