Na manhã desta quarta-feira (1), a CBF realizou um grande evento para apresentar como será o calendário do futebol nacional em 2026. No Rio de Janeiro, a entidade confirmou que o cronograma será completamente modificado, reduzindo a quantidade de jogos e principalmente, com alterações na organização dos torneios. Dentre eles, está a Copa do Brasil.
Criada em 1989, a Copa do Brasil já passou diversas vezes por alterações em seu formato. Nos últimos anos, este torneio se tornou o grande foco de muitos clubes pelas altas premiações envolvidas, além de garantir uma vaga direta na Copa Libertadores da América no ano seguinte.
O novo formato da Copa do Brasil em 2026
A primeira novidade apresentada pela CBF sobre a Copa do Brasil é o aumento no número de times participantes. Em 2025, foram 92 times que entraram na disputa, enquanto a partir de 2026, a quantidade aumentará para 126 equipes.
Outra grande mudança é a entrada dos times da série A do Brasileirão na 5ª fase. Até este ano, o regulamento do torneio apontava que os times da Libertadores entrassem na competição a partir da 3ª fase.
Além disso, também haverá uma mudança significativa na grande final. Diferentemente dos anos anteriores, a grande decisão do torneio acontecerá em jogo único e será o jogo que marca o encerramento da temporada no Brasil. Em 2026, isso acontecerá no dia 6 de dezembro.
Sendo assim, o desmembramento da Copa do Brasil ficou definido da seguinte forma:
- 1ª fase: Jogo único (início dia 18 de fevereiro)
- 2ª fase: Jogo único
- 3ª fase: Jogo único
- 4ª fase: Jogo único
- 5ª fase: Jogos de ida e volta
- Oitavas de final: Jogos de ida e volta
- Quartas de final: Jogos de ida e volta
- Semifinal: Jogos de ida e volta
- Final: Jogo único (dia 6 de dezembro)
Confira abaixo o desenho completo apresentado pela CBF:
