Nesta segunda-feira, em Eldorado do Sul, o Grêmio fez a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para as obras do CT Hélio Dourado, local que serve de abrigo para as categorias de base do clube. O presidente Romildo Bolzan esteve presente no evento e falou sobre a importância do investimento, superior a R$9 milhões.
"Estamos materializando aqui tudo o que foi pensado em termos de estruturação, melhorias e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido junto aos nossos jovens atletas, provando todas as condições necessárias ao valioso material humano que dispomos no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado", afirmou o mandatário.
Toda infraestrutura do CT Presidente Hélio Dourado passará por transformações. Atualmente, atletas de 14 a 23 anos trabalham em condições limitadas em um espaço físico amplo e de qualidade. A ideia da reforma é maximizar o potencial que o terreno em Eldorado possui e transformar local em uma potência para formação de novos atletas.
"Além do ganho estrutural pela qualidade das edificações, teremos algo imensurável que é a evolução das relações pessoais e técnicas, pois os atletas permanecerão mais tempo no Centro de Treinamento e sua produtividade será potencializada. A proximidade dos atletas aos departamentos dentro da rotina diária é essencial. Isso vai impulsionar a base do clube para resultados ainda mais significativos", disse o Coordenador Geral das categorias de base, Francesco Barletta.
Durante o evento, o presidente Romildo revelou que o planejamento elaborado fará com que o CT tenha condições de sediar os jogos noturnos, algo que é uma dificuldade atualmente para o time de transição. Em algumas oportunidades, o clube necessita alugar estádios para que as equipes possam atuar à noite por conta da dificuldade estrutural.
O que terá no CT Presidente Hélio Dourado:
ALOJAMENTO
Será construído um prédio de dois pavimentos com aproximadamente 710m² por pavimento, com os seguintes ambientes:
• 10 dormitórios no térreo e 10 dormitórios no 2º pavimento, com capacidade de abrigar de 60 a 120 atletas, dependendo da distribuição do mobiliário, cada apartamento possui aproximadamente 40m², com um banheiro totalmente individualizado, permitindo a utilização de até 4 pessoas ao mesmo tempo.
• Sacada, bancada para estudos e possibilidade de até 3 beliches.
• Terão 2 salas de jogos e lazer; Rouparia; Lavanderia; Sala de monitoria; Sala de estudos; Auditório e sala de recreação.
ACADEMIA
Esta construção terá aproximadamente 584m², onde terão os seguintes
ambientes:
• Academia.
• Sala de fisioterapia.
• Departamento médico.
• 4 vestiários para os atletas e 1 vestiário para comissão.
REFEITÓRIO E COZINHA
• Este prédio terá aproximadamente 761m², onde abrigará os ambientes:
• Cozinha industrial completa, com depósitos, câmara fria, sala de nutricionista.
• 3 salões de refeitório, sendo dois internos e um externo, com telhado retrátil.
• Um salão de refeitório para funcionários.