Na busca por um grande nome para o setor ofensivo, o Grêmio recorreu a um dos principais atletas do futebol brasileiro na última década: O meia-atacante Willian, de 37 anos. Livre no mercado após não renovar seu contrato com o Fulham, o jogador recebeu uma proposta do tricolor e nos últimos dias, aceitou a oferta de retornar ao Brasil.
Entretanto, antes das partes chegarem a um acordo, uma troca de informações aconteceu. Do lado do jogador, Willian recorreu a pessoas que possui bom relacionamento e até mesmo a ex-companheiros em outros clubes para buscar relatos sobre o clube, sobre a cidade de Porto Alegre e também sobre o projeto do Grêmio para os próximos anos.
Já do lado do tricolor, houve a necessidade de buscar informações sobre a condição atual do jogador, principalmente sobre a questão física.
A busca do Grêmio pelos dados físicos de Willian
Através do próprio Willian e de profissionais que acompanham a rotina do jogador, o Grêmio buscou dados sobre a condição atual do atleta. E, de acordo com o jornalista Jeremias Wernek, as primeiras informações recebidas foram positivas, que confirmam a análise inicial de que o atleta está em boa forma.
Entretanto, o maior problema a partir da chegada do meia-atacante será o ritmo de jogo. Por isso, a ideia é de que, se tudo ocorrer de forma positiva, Willian já esteja no banco de reservas na partida diante do Mirassol, no dia 13 de setembro, em casa, pelo Brasileirão. 8 dias depois, está marcado o clássico Gre-Nal, no Beira-Rio.
A projeção é de que Willian seja o grande responsável pelo funcionamento ofensivo do time comandado por Mano Menezes. Mesmo sem ser um articulador de ofício, o jogador deve ser a principal arma técnica da equipe para esta sequência de temporada.