A Conmebol comunicou a direção do Grêmio uma punição por conta do comportamento da equipe no jogo da volta das quartas de final da Copa Libertadores. Segundo o Tribunal Desportivo da entidade, a equipe descumpriu o protocolo de entrada no estádio Pacaembu, quando o Tricolor encarou o Palmeiras. A pena é meramente financeira, no valor de U$5 mil, aproximadamente R$25mil.
Além do Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Internacional também sofreram punições financeiras. O Tribunal da Conmebol, segundo alguns dirigentes, têm mantido um comportamento extremamente rigoroso. A pior da medidas disciplinares foi aplicada sobre o rival Internacional. Por conta de objetos atirados contra jogadores do Flamengo no momento da comemoração do gol dos cariocas, a direção colorada terá que desembolsar a quantia de R$40 mil.
Neste mês de setembro, os semifinalistas da Libertadores irão realizar dois encontros no Paraguai para a discussão dos detalhes da eliminatória. Entre os assuntos, serão repassados aos clubes as regras do torneio para que eventos semelhantes aos ocorridos nas quartas de final não se repitam.