A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou, na manhã desta quarta-feira (1º), o calendário do futebol brasileiro para 2026, em evento realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Entre as novidades, está a criação da Copa Sul-Sudeste, torneio semelhante à extinta Copa Sul-Minas.
A nova competição reunirá clubes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Já as equipes do Espírito Santo não farão parte. Os times capixabas passarão a disputar a Copa Verde.
Regulamento da Copa Sul-Sudeste
A Copa Sul-Sudeste reunirá 12 clubes, com dois representantes por estado, e será disputada entre 25 de março e 7 de junho de 2026. Os times que estiverem em competições da Conmebol não poderão participar. Nesse cenário, o Grêmio, atualmente em 10º lugar no Brasileirão 2025, estaria classificado para a Copa Sul-Americana de 2026 caso o campeonato terminasse na 25ª rodada, o que o deixaria de fora.

A nova competição terá 42 partidas distribuídas em até dez datas, garantindo um mínimo de seis jogos para cada um dos 12 participantes. Com a estreia marcada para 2026, a Copa Sul-Sudeste chega para reforçar o calendário dos torneios regionais, juntando-se à Copa do Nordeste e à Copa Verde.
O campeão não ficará apenas com a taça. Além do prestígio de conquistar a primeira edição, levará também uma vaga automática na 3ª fase da Copa do Brasil de 2027.
