Em entrevista recente ao podcast Charla, o lateral Bruno Cortez do Grêmio revelou detalhes sobre a estratégia do time na final da Libertadores de 2017 contra o Lanús, e as decisões que levaram à vitória do tricolor. O time comandado por Renato havia vencido o primeiro jogo, mas enfrentou desafios no segundo.
Veja também: Cássio tem nome aprovado por Renato, e Grêmio prepara oferta ao Corinthians, diz jornalista
Cortez compartilhou como o técnico Renato Portaluppi inicialmente queria adotar uma postura mais defensiva no jogo de volta. “A gente tomou uma roda do Lanús dentro da Arena, a gente não conseguia ver a bola, Grohe fez dois milagres no primeiro tempo. No segundo, achamos um gol. Na volta, na véspera da viagem, o Renato reuniu todo mundo e falou: ‘Vamos esperar os caras atrás da linha da bola, porque temos uma pequena vantagem de 1 a 0′”, afirmou Cortez.
Contrariando a estratégia inicial de Renato, foi o próprio elenco que sugeriu uma abordagem mais ofensiva. “Professor, vamos pegar os caras lá em cima. Se a gente ficar esperando vamos tomar uma roda e perder esse título”. Renato, então, questionou: ‘Vocês estão malucos?’. Ele deixou do nosso jeito, aí fomos lá e fizemos 2 a 0 no primeiro tempo. Ele deu moral para gente, acreditou também”, destacou o lateral.
Renato seguirá no Grêmio para 2024?
Após um vice-campeonato no Brasileirão de 2023, o técnico Renato Portaluppi negocia sua permanência no Grêmio para a próxima temporada. O presidente do clube, Alberto Guerra, ressaltou a importância do treinador para o futuro da equipe.
Veja também: Quem é o atacante português que está no radar do Grêmio para 2024
“Resolver com ele significa também resolver com jogadores porque precisa também a opinião do treinador, seja ele quem for. Isso também nos dá uma certa trava. A gente espera resolver isso nos próximos dias para que a gente possa seguir o trabalho”, destacou Alberto Guerra.