Em lados opostos na tabela do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Fortaleza se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30, em duelo válido pela 29ª rodada. Enquanto a equipe gaúcha busca uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento, os cearenses tentam se manter na briga pelo título inédito da competição.
Veja também: CBF repassará nova “fortuna” ao Grêmio por enchentes no RS; veja valores
Na Série A desde 2019, o Fortaleza coleciona boas campanhas em todas as competições nacionais e até continentais nas últimas temporadas. O Gremistas separou três curiosidades sobre o próximo adversário do Grêmio. Confira!
Líder do returno no Campeonato Brasileiro
Pertence ao Fortaleza a melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro. A equipe, atual terceira colocada da competição, conta com 22 pontos conquistados em nove jogos, sete vitórias, um empate e apenas uma derrota, resultando em um aproveitamento de 81,4% no returno. Foram 13 gols marcados e apenas 6 sofridos – o que coloca os cearenses como a melhor defesa da segunda parte do Brasileirão.
A título de comparação, o Grêmio desempenha atualmente a 5ª melhor campanha do segundo turno com 17 pontos. O tricolor disputou os mesmos noves jogos do Fortaleza, mas com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, culminando em um aproveitamento de 62,9%.
Fortaleza tem o técnico mais longevo da Série A
O Fortaleza ostenta o status de clube da Série A que tem o técnico com mais tempo de trabalho. O argentino Juan Pablo Vojvoda está no comando da equipe desde maio de 2021 e já conquistou cinco títulos, tendo também levado o clube a uma inédita final continental, com o vice da Copa Sul-Americana de 2023, perdido nos pênaltis para a LDU, do Equador.
Em 2021, ao terminar o Campeonato Brasileiro na quarta colocação, com 58 pontos, Vojvoda também levou o Fortaleza a melhor campanha de um clube do Nordeste na história da competição.
Fortaleza ganhou do Grêmio apenas 4 vezes na história
No histórico dos confrontos entre Grêmio e Fortaleza, a balança pende mais para o lado do clube gaúcho. Desde o primeiro jogo entre as equipes, no ano de 1974, o Fortaleza venceu o Grêmio em apenas quatro oportunidades, com o primeiro triunfo tendo acontecido apenas em 2006, e voltado a se repetir nas temporadas de 2019, 2021 e 2024.
O retrospecto geral, vale destacar, ainda é totalmente favorável ao Grêmio. Em 21 partidas na história do confronto, o tricolor venceu 11, empatou 6 e perdeu outras 4, resultando em um aproveitamento de 61,9%.