Desde a confirmação da saída do Arthur, que já está integrado ao Barcelona, o Grêmio reforça o planejamento de apostar nas categorias de base para encontrar um possível substituto. Matheus Henrique, 20 anos, é considerado um dos postulantes à vaga.
50[/bn]
Mas o Grêmio trata com cautela o desenvolvimento da jovem promessa e evita comparar a Arthur. Neste sentido, o dirigente de futebol Deco Nascimento se manifestou à Rádio Gre-Nal
"Não compararia com o Arthur, mas o Matheus Henrique é muito inteligente e tem boa intensidade. Ele está tranquilo para quando a oportunidade surgir", destacou Deco.
Recentemente, o próprio Matheus Henrique concedeu entrevista à reportagem do Gremistas e avaliou as comparações que constantemente são feitas entre ele e Arthur:
"Ser comparado a ele é gratificante. É jovem, vitorioso, negociado ao Barcelona… claro que é bom. Mas ele é o Arthur e eu sou o Matheus Henrique. Ele já conquistou muita coisa e está trilhando o caminho dele. Eu estou chegando agora. Claro que, olhando a carreira dele, vou me espelhar. Pelo jogador, pela pessoa, pelo atleta que ele é. Mas eu vou em busca dos meus objetivos como o Matheus Henrique, não como o “novo” Arthur. Sobre substituir ele ou não, eu acredito que estou preparado para jogar no Grêmio. Para estar no profissional. A preparação não é no sentido de ser o “novo” Arthur ou o substituto dele".
5
No profissional, o Grêmio se mantém com Maicon, Jailson, Michel e Cícero entre os volantes. Kaio e Matheus Henrique já trabalham constantemente no grupo de cima. Victor Bobsin, do time sub-20, também é apontado como promessa.