Ir para o conteúdo principal

Ex-Grêmio, Zé Roberto diz que vivenciou casos de racismo no Brasil, mas não na Alemanha

Os recentes casos graves de racismo, como o assassinato do jovem João Pedro em operação policial no Rio de Janeiro, bem como o do ex-segurança George Floyd asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos, fizeram crescer o debate sobre a conscientização no mundo todo.

Sobre o triste tema, o ex-meia gremista e de vários outros clubes do Brasil e do exterior, Zé Roberto, fala com propriedade. E diz ter sofrido mais em sua “casa” do que na Alemanha, por exemplo.

“Eu costumo dizer que, mesmo sendo negro e estrangeiro, nunca passei por situações de racismo na Alemanha. Mesmo morando 12 anos lá. No Brasil, eu já passei”, falou o ex-atleta à Rádio Gre-Nal, antes de completar:

“Muitas vezes o racismo foi encoberto aqui, mas nós convivemos com ele há tempos. Eu já passei por isso, e foi constrangedor. Sobre se manifestar, vai de cada pessoa”.

Recentemente, jogadores como Jean Pyerre e Thiago Neves se manifestaram nas redes sociais contra os casos de racismo que geraram mortes e iniciaram uma onda de protestos pelo mundo.

Voltar para o topo