Foi a partir de uma ligação telefônica com Mano Menezes que o técnico Paulo Silas bateu o martelo para a contratação de Douglas ao Grêmio, ainda no início da temporada de 2010. Na época, o comandante tricolor queria um meia de ligação e foi buscar mais informações com o treinador do Corinthians.
50[/bn]
Mano havia dirigido Douglas no ano anterior e, com ele, tinha sido campeão estadual e da Copa do Brasil. E deu a Silas a recomendação positiva para a contratação do camisa 10.
"Cheguei no Grêmio e fiz questão de ligar para o Mano para saber do Douglas. Ele me falou: "Silas, pode levar, ele vai te ajudar muito". E ajudou mesmo. Sabe o que é o melhor no Douglas? Ele não foge do pau. Tenta, tenta e continua mesmo se erra. Não se omite. A torcida pode vaiar e ele não vai estar nem aí. É um jogador que todos os técnicos gostariam de ter", disse Silas ao Seleção SporTV, nesta quinta.
Com Douglas, Silas conquistou seu único título na curta passagem pelo Grêmio – o Gauchão de 2010. Ainda no primeiro turno do Brasileirão, ele foi demitido por conta dos maus resultados e deu lugar a Renato.
5
Douglas, em 2012, saiu do Grêmio e só retornou em 2015, depois de passar novamente pelo Corinthians e também pelo Vasco da Gama. Após 500 dias inativo por lesão, ele voltou ao time principal nesta quarta-feira na vitória por 2×0 sobre o Atlético-MG, na Arena – veja a análise feita por outros jogadores sobre o jogo: